• Foto do escritorDr. Hálan Coura

Quais são os Principais Exames de Vista?

Conhecidos como exames de vista, os exames oculares são a principal forma de garantir a saúde dos olhos.

Eles são uma peça essencial para prevenir e diagnosticar diversos problemas e doenças oftalmológicas, desde as mais simples (como o grau de vista) até as mais graves e sérias (como a cegueira).

Abaixo você pode ver quais os principais exames:

Ectoscopia: Em geral, esse é o primeiro exame feito em uma consulta oftalmológica. Por meio dele, o médico irá avaliar as estruturas mais externas do olho, como superfície, pálpebras e canal por onde sai a lágrima, em busca de doenças/problemas oculares que sejam mais perceptíveis por sintomas clínicos.

Biomicroscopia: Também conhecido como exame de lâmpada de fenda. A Biomicroscopia possibilita uma visão em 3D do olho, dando acesso a informações mais detalhadas para a análise do médico.

Exame de Refração: Esse exame avalia a capacidade de enxergar do paciente e define o grau dos óculos ou lentes de contato.

Fundoscopia:Também conhecido como exame de fundo de olho ou mapeamento de retina, esse exame busca analisar as estruturas do fundo do olho, como retina, nervo óptico e vasos sanguíneos.

Senso Cromático: Esse exame avalia a capacidade do paciente de enxergar cores. Para isso, o médico faz um teste simples com cartões coloridos, que têm círculos e formas com cores diferentes, formando um número ao centro.

Teste ortóptico: O Teste ortóptico busca avaliar como está o funcionamento dos músculos dos olhos e se a posição do olhar está correta.

Tonometria: Esse é o principal exame para medir a pressão do olho, considerado de rotina em qualquer consulta oftalmológica.