top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Foto do escritorDr. Hálan Coura

A Visão Dupla ou Diplopia

Também conhecida como visão dupla, a Diplopia é uma condição em que uma pessoa enxerga objetos duplicados e que pode ter diferentes origens, como problemas oculares, neurológicos, lesões cerebrais e ou até alterações musculares.


A Diplopia é um problema visual que pode afetar (e muito) a qualidade de vida da pessoa afetada, além de trazer riscos para a saúde ocular. As causas para a Diplopia podem ser várias, desde problemas oculares, neurológicos, musculares, lesões cerebrais ou doenças do nervo óptico.

 

A depender da origem do problema, a visão dupla pode surgir tanto de forma intermitente – episódios que vêm e vão – quanto de forma persistente – que não passa rapidamente.


Mesmo que seja causado por algo tão simples como a necessidade de novos óculos, é fundamental que o seu médico examine seus olhos imediatamente, se você começar a enxergar em dobro.


A Diplopia pode ter diferentes características, como:


1. Diplopia monocular ou binocular: é quando você usa apenas um olho e pode aparecer como uma sombra. A Diplopia binocular ocorre quando ambos os olhos estão abertos e desaparece se você cobrir um dos olhos.


A Diplopia monocular é mais comum e geralmente menos grave. A Diplopia binocular geralmente é causada por desalinhamento dos olhos ou outras condições mais graves.


2. Diplopia horizontal ou Diplopia vertical: No caso da Diplopia horizontal, a percepção é de objetos duplicados um ao lado do outro.


Isso pode ocorrer devido a problemas de alinhamento dos olhos, como estrabismo horizontal, onde os olhos não estão alinhados corretamente na mesma direção.


Já no caso da Diplopia vertical, ocorre a visão de objetos duplicados um acima do outro. Esse tipo de Diplopia pode ser causado por desequilíbrios musculares nos músculos oculares responsáveis pelo movimento vertical dos olhos, e podem ter origem em lesões neurológicas.

Comments


bottom of page